- Área: 972 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jorge Cheng
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Caesar VERSE, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma residência de 972 m2, localizada em um lote de 24 hectares nos arredores da cidade, no norte do Peru. O terreno está cercado por lotes não ocupados e está a aproximadamente 6 km de distância da via principal do entorno. Atualmente, o local é utilizado como um espaço de criação de cavalos peruanos, uma raça para selas leves conhecidos por seu passeio suave. Existem aproximadamente 50 cavalos no local. A encomenda dos clientes era por uma casa de final de semana com, no mínimo, 4 dormitórios, grandes áreas sociais, uma adega e uma sala para dispor os troféus ganhados em competições de cavalo.
O projeto fica na parte mais alta do lote, entre os estábulos dos cavalos e o campo de treinamento e exibição. Tem dois andares e um subsolo. A proposta consiste em três volumes elevados, em balanço e claramente definidos, com vista para a paisagem de campos abertos e áreas desérticas, assentados sobre o alojamento social e de serviços, articulados por um vazio de altura tripla que recebe todos os troféus e a adega no subsolo. A escada principal, uma escada de aço de forma circular, está localizada dentro desse vazio vertical e conecta-se aos diferentes pavimentos por pequenas pontes. A ideia era usar a escada como uma plataforma de onde o usuário pudesse contemplar todos os troféus.
Cada volume tem uma função específica e orientação diferente. O primeiro, que é o mais próximo do campo de treinamento e exibição de cavalos, é o dossel do telhado para o terraço principal; O segundo, que é o volume mais alto, contém o dormitório principal; e o último contém os três dormitórios de convidados. Os três volumes estão em balanço sobre um caminho de grama que pode ser usado pelos cavalos para ir de seus estábulos até o campo de treinamento e exibição.
O material proposto e acabamento para a o volume social no pavimento térreo é principalmente o concreto aparente. Os volumes superiores receberam acabamento em painéis de aço Corten com perfurações de diversos tamanhos. O tamanho e quantidade de perfurações variou como resposta específica ao nível de privacidade e lipo de ambiente por trás dos painéis. A paleta de materiais proposta busca criar uma composição minimalista e uniforme que, apesar da simplicidade, gera uma constante mudança de efeitos de iluminação.
Internamente, o acabamento de concreto aparente continua no nível do solo e nas áreas de pé direito duplo. Os dormitórios foram todos pintados de branco, mas contêm grandes porções de vidro, o que permite ,não só as vistas para o exterior, mas também a exposição da estrutura de aço que suporta os volumes em balanço. A área dos troféus é coberta em caixas retangulares de MDF que, não só mantêm os diferentes troféus e vinhos da adega, mas também funcionam como suportes de iluminação.
Piura, devido à sua localização geográfica, é tropical e árida ao mesmo tempo. O clima, as vezes chuvoso, é principalmente estável e tem temperaturas agradáveis no verão, entre 20° e 30° C. A área onde o lote se encontra, inclusive o terreno em si, era principalmente deserto. A terra foi trabalhada para permitir condições adequadas para um criadouro de cavalos. A casa pode ser descrita como uma casa de campo, mas é uma casa no meio do deserto.